WSS

Página Inicial > Perguntas Frequentes

Perguntas Frequentes

Por que fazer parte da WEG Seguridade Social?

Ver a Resposta

Ao final de décadas de dedicação ao trabalho, nosso descanso se torna mais do que merecido. Entretanto, muitas vezes não nos preocupamos com a aposentadoria, porque pensamos que somos  muito jovens para isso ou que o valor poupado fará falta no presente. O que deveria ocorrer é exatamente o inverso. Por quê? A razão é simples: a partir do momento em que passamos para o time dos inativos (aposentados pela previdência oficial), nossos rendimentos ficam menores do que nossas necessidades e aí a situação pode ficar complicada.

Para evitar esse tipo de aborrecimento, devemos atuar proativamente por meio da contratação de uma previdência privada que seja flexível, transparente e parceira. Uma pessoa previdente é aquela que se prepara com antecedência.

Se o participante tiver que desistir, o que acontece ?

Ver a Resposta

Uma caracter ística muito importante dos planos de previdência privada é a possibilidade de o participante a qualquer momento optar pela suspensão temporária das contribuições ou em caso de demissão da empresa optar pelo resgate. No primeiro caso, ele poderá retomar quando quiser as suas contribuições ou fazer aportes adicionais para buscar o nível de benefício inicialmente contratado. No segundo caso, optando pelo resgate, poderá resgatar de uma só vez a reserva acumulada em seu plano. Portanto, o participante nunca perde o que foi aplicado.

O que é melhor, Poupança ou Previdência ?

Ver a Resposta

A diversificação dos investimentos é desejável sempre que possível. Um não inviabiliza o outro. Na previdência privada, o participante tem o compromisso de contribuir todo mês, criando um hábito. Quanto à rentabilidade, por ter aplicações em papéis de renda fixa, mercado de ações e títulos públicos federais, os ganhos são maiores que os da poupança.

Quanto tempo você espera permanecer no plano?

Ver a Resposta

Quanto maior o prazo de permanência no plano, mais vantajoso será o Regime Regressivo, pois as alíquotas deste regime são decrescentes, de acordo com o tempo de acumulação de cada contribuição.

Qual Regime é melhor, Progressivo ou Regressivo?

Ver a Resposta

Depósitos mais expressivos que ocorrerem nos primeiros anos de acumulação favorecem o Regime Regressivo. O contrário, ou seja, um volume maior de depósitos próximos da aposentadoria pode indicar o Regime Progressivo como melhor opção. Segue algumas informações adicionais: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/Lei/L11053.htm

O que é Abono Anual?

Ver a Resposta

Benefício recebido em dezembro pelo participante em gozo de renda mensal. Equivale a um 13º.

O que é Autopatrocínio?

Ver a Resposta

Manter sua inscrição no PLANO, na condição de Participante Autopatrocinado, para ter direito exclusivamente ao Benefício de Renda Financeira e a obrigatoriedade de manter as suas contribuições mensais.

 

O que é Beneficiário?

Ver a Resposta

Corresponde, em caso de falecimento do participante, a pessoa definida no Regulamento do Plano que irá receber os benefícios de Pensão / Pecúlio.

O que é Benefício Proporcional Diferido?

Ver a Resposta

Manter sua inscrição no PLANO e desde que tenha contribuído por tempo igual ou superior a 3 (três) anos, sem a obrigatoriedade de manter as suas contribuições mensais, podendo fazer esporadicamente.

O que é Contribuição Normal?

Ver a Resposta

Valor recolhido pelo participante para financiamento do custo do plano determinado de acordo com o percentual de contribuição definido no plano de custeio.

O que é Contribuição Adicional?

Ver a Resposta

Valor recolhido mensal, opcional do participante.

O que é Contribuição da Patrocinadora?

Ver a Resposta

Valor recolhido pela patrocinadora para financiamento do custo do plano determinado de acordo com o percentual de contribuição definido no plano de custeio.

O que é Portabilidade?

Ver a Resposta

Transferir o valor a que teria direito, caso optasse pelo resgate para outro PLANO de Benefícios de caráter Previdenciário operado por outra Entidade de Previdência Complementar, desde que tenha contribuído por tempo igual ou superior a 3(três) anos. Os recursos financeiros transitarão diretamente entre as duas Entidades envolvidas, sem passar pelas mãos do Participante e não haverá tributação do Imposto de Renda na Fonte.

 

O que é Previdência Privada?

Ver a Resposta

Sistema privado de acumulação de recursos e posterior conversão em renda. Baseia-se  em contas individuais nas quais os empregados contribuem durante a fase de acumulação. Na fase de benefício, o saldo acumulado é convertido em renda mensal que complementa a aposentadoria oficial ( por isso é também chamada de previdência complementar). Em planos fechados, como o da WSS, a empresa também contribui em nome do empregado.

O que é a Quota?

Ver a Resposta

Todas as contribuições do participante e da empresa são transformadas em quotas. A quota é expressa em reais, sendo valorizada de acordo com a rentabilidade líquida das aplicações financeiras da WSS.

Onde consigo consultar o meu saldo na WSS?

Ver a Resposta

Através da área do Participante (acesso restrito), no site www.wegseguridade.com.br. Para o primeiro acesso, será necessário o seu código PIN (disponível entrando em contato com a WSS). Siga as instruções previstas na Cartilha, acesse o link http://wegseguridade.com.br/wp-content/uploads/2016/08/WEG-Modelo-de-Cadastro-de-Email-e-Senha-através-de-Pré-Senha-PIN.pdf

Como calcular o limite para solicitar um empréstimo?

Ver a Resposta

O limite será de 85% a  100% do saldo de Contribuições Próprias na data da solicitação do empréstimo, desde que a soma deste saldo e do saldo das Contribuições da Patrocinadora a que tiver direito  seja suficiente para liquidação total do empréstimo em caso de desligamento do Plano (resgate ou portabilidade). Também as informações detalhadas estão disponíveis na área do participante (acesso restrito) no site www.wegseguridade.com.br.

O que faço para quitar/antecipar as parcelas de um empréstimo?

Ver a Resposta

É necessário entrar em contato com a WSS via e-mail/fone ou pessoalmente para obter  as informações bancárias e o valor correto  da parcela a ser quitada antecipadamente no dia. Sobre as parcelas pagas antecipadamente serão descontados os juros incidentes sobre elas.

Qual é o valor que deveria contribuir para o plano de previdência privada na WSS?

Ver a Resposta

Primeiramente, você deve estipular o valor da renda mensal que  deseja ter na aposentadoria. Com base neste objetivo/meta, você terá o simulador de benefício disponível na área do participante (acesso restrito) no site www.wegseguridade.com.br.

Clicando na aba “SIMULAÇÃO”, e alterando os percentuais de contribuições ao Plano, você terá a possibilidade de projetar a sua melhor renda. Recomenda-se que pelo menos anualmente você realize estas simulações, pois os cenários se modificam ao longo do tempo.

Como faço para consultar meu saldo devedor do empréstimo na WSS?

Ver a Resposta

Essa consulta é feita na área do participante (acesso restrito) no site www.wegseguridade.com.br, na aba “EMPRÉSTIMO”.

Onde consigo o código PIN para realizar o primeiro acesso no site do participante?

Ver a Resposta

O participante  que não possuir código PIN em mãos,  deverá entrar em contato com a WEG Seguridade Social para adquiri-lo.

Consigo fazer duas solicitações de empréstimo ao mesmo tempo?

Ver a Resposta

Não, cada participante só poderá ter um empréstimo da WSS em folha de pagamento.

Como faço para refinanciar o meu empréstimo?

Ver a Resposta

O participante deverá fazer nova solicitação de empréstimo, com um valor que cubra o saldo devedor de maneira a refinancia-lo.

Onde posso saber as datas de liberação das solicitações de empréstimos?

Ver a Resposta

Através do site da WSS www.wegseguridade.com.br/emprestimo , o participante poderá acompanhar anualmente as datas.

O que é margem consignável?

Ver a Resposta

A margem consignável é o percentual máximo da remuneração mensal que o participante pode comprometer para pagamento das prestações de empréstimos. Este cálculo é realizado pela área responsável pela folha de pagamento do participante.

Como funciona o site do participante e quais informações estão disponíveis nas mais diversas áreas do site?

Ver a Resposta

Acesse o Link

 

Como Acessar a Área do Participante?

Ver a Resposta

Clique aqui para saber como se cadastrar!

Como funciona os Benefícios oferecidos pela WSS?

Ver a Resposta

Segue orientações, clique aqui.

O que Significa Benefício definido?

Ver a Resposta

Plano BD É aquele em que o benefício complementar é estabelecido no momento da adesão do participante com base em valores prefixados ou em fórmulas de cálculo prevista em regulamento. Assim, para propiciar o benefício acordado, o plano recolhe contribuições que podem variar no curso do tempo. As principais características são:

• Mutualismo: avaliação dos riscos em função da coletividade, gerando solidariedade entre os participantes;

• Conta coletiva;

 • Incógnita quanto à contribuição necessária;

 • Benefícios independem das variações das reservas;

 • “Superávits” ou “déficits” do plano = responsabilidade coletiva

O que Significa Contribuição definida?

Ver a Resposta

Plano CD Modalidade em que o valor do benefício complementar é estabelecido apenas no momento da sua concessão, com base no saldo acumulado resultante das contribuições vertidas ao plano e da rentabilidade das aplicações durante a fase contributiva. Num Plano CD, como o benefício não é definido, as contribuições não necessariamente precisam ser revistas. O valor do benefício, portanto, será proporcional ao saldo existente na data de concessão.

  As principais características são:

• Individualista;

• Icógnita quanto ao valor do benefício;

• Conta individual;

• Benefício em função das reservas;

• Não há “superávits” ou déficits”.

O que Significa Contribuição variável?

Ver a Resposta

Plano CV Modalidade que apresenta características de benefício definido (BD) e contribuição definida (CD). Existem várias modelagens de planos e a mais comum é aquela em que os benefícios programados, na fase de acumulação ou na fase da atividade, tenham características de CD (contas individuais) e na fase de inatividade tenham características de BD (rendas vitalícias). Podem também oferecer para os casos de benefícios de riscos (aqueles não previsíveis como morte, invalidez, doença ou reclusão) um benefício definido.

O que significa EMPRÉSTIMO Pré ou Pós fixado?

Ver a Resposta

PRÉFIXADO:

As taxas de juros prefixadas são definidas previamente e permitem que o participante conheça, na data da contratação, o valor exato de todas as parcelas a pagar, que permanecem fixas por todo o contrato. Simples assim!

PÓS-FIXADO:

As taxas de juros pós-fixadas são vinculadas a índices de inflação ou de taxas de juros de curto prazo, que podem variar com o tempo e que, portanto, variam conforme varia a economia do país.

Dessa forma o consumidor que optar pelos juros pós-fixados terá o valor de sua prestação alterado mensalmente, normalmente para cima, e sem nenhuma previsibilidade

COMO ESCOLHER:

A contrapartida à falta de previsibilidade nos juros pós-fixados é a fixação de taxas nominais mais baixas do que quando se praticam os juros prefixados. Isso resulta normalmente em prestações iniciais mais baixas, ofercendo a ilusão momentânea de que empréstimos ou financiamentos a taxas pós-fixadas são mais baratos do que aqueles com taxas prefixadas.

É impossível determinar a melhor opção no momento da contratação, já que não é possível prever o futuro. Antes de optar por juros prefixados ou pós-fixados é fundamental observar o valor da taxa de juros nominal oferecida em cada caso e, no caso da taxa pós-fixada, avaliar a perspectiva da evolução futura da taxa referencial ou do índice de inflação associado.

Em tempos de instabilidade econômica a taxa de juros pós-fixada poderá representar um potencial problema futuro. Porém, com a inflação estável ou declinante, esta pode ser a opção mais vantajosa.

É importante lembrar que a melhor opção também pode variar conforme o perfil do consumidor. Por exemplo, se o contratante em questão prioriza a segurança e sente-se mais confortável conhecendo exatamente o valor da parcela que pagará no mês seguinte, ainda que esteja pagando mais juros nominais, então os empréstimos ou financiamentos a taxas prefixadas atenderão melhor sua expectativa.

Desejo fazer um Aporte ou uma Contribuição fora da folha como faço?

Ver a Resposta

   Dados para Depósito:

   Banco Bradesco S/A (nº 237)

   Agência: 2727-8   

   Conta Corrente: 10-8

  

   CNPJ: 79.378.063/0001-36 (necessário nos casos de transferência via TED)

   Favorecido: WEG Seguridade Social

  Comunicar a WSS após depósito.

 

Como faço para alterar meus dados cadastrais?

Ver a Resposta

Para fazer essa atualização é necessario procurar o Setor pessoal da sua unidade. A WSS utiliza a mesma base da Patrocinadora, atualizando os dados no nosso cadastro uma vez por ano.

O que siginfica o CDI?

Ver a Resposta

CDI significa “Certificado de Depósito Interbancário”. Os Certificados de Depósito Interbancário são títulos parecidos com os CDBs, negociados entre os Bancos. Quando um Banco tem necessidade de tomar dinheiro emprestado de um outro Banco, ele pode emitir um CDI e captar este dinheiro no Mercado Interbancário. Caso tenha ficado com dúvidas, assista o vídeo:

Enquanto Colaborador WEG, posso realizar o resgate da WEG Seguridade Social?

Ver a Resposta

O resgate só é permitido após cessação do vínculo empregatícios, conforme artigo 22 da RESOLUÇÃO MPS/CGPC Nº 06, DE 30 DE OUTUBRO DE 2003.

http://sa.previdencia.gov.br/site/arquivos/office/3_081014-110809-967.pdf